Raquel Rosa

sobre

Raquel Rosa, 22 anos, nasceu e cresceu no Complexo da Maré no Rio de Janeiro e atualmente estuda Comunicação Visual - Design na UFRJ. Quando pequena, mesmo sendo uma tímida, Raquel já se interessava pela arte. Enquanto crescia, participou de oficinas culturais na comunidade e hoje se dedicada à fotografia e ao desenho, e, também, trabalha com Design UX.

Após ingressar na universidade, Raquel se aprofundou mais na fotografia, onde pode explorar mais essa área artística que tanto ama. Ela acredita que o principal processo artístico vem dos pequenos detalhes e da possibilidade de enxergar e enquadrar objetos e situações de outras maneiras, sempre subvertendo a ideia original. Além disso, o olhar voltado para onde vive é muito importante para a fotógrafa, mostrar uma outra visão da favela: um lugar com crianças felizes pelas ruas e espaço livre de estereótipos e julgamentos.

Atualmente, por conta da quarentena, Raquel deu uma pausa na fotografia e está se dedicando à pintura e desenho. Futuramente pretende continuar o uso de imagem para se expressar, de formas não convencionais, enquanto utiliza distorções e cores.

Para transpassar a margem, Raquel diz que está sempre disposta a lutar pelo que acredita, nunca se calar diante de injustiças, e mostrar sua realidade para que outras pessoas compartilhem outras vivências.

Portfólio