Para além da margem

Um espaço para expor e divulgar a pluralidade artística de mulheres negras. Essas mulheres não terão mais seus trabalhos negados.

Sobre o projeto

Para além da Margem é um espaço para expor e divulgar a pluralidade artística de mulheres negras. Essas mulheres não terão mais seus trabalhos negados. E lutaremos para que elas não sejam limitadas apenas em categorias específicas que a sociedade branca as enquadra.

Acreditamos que a revolução será feita quando a presença dessas mulheres no centro for tão normalizada quanto a presença de outros. Porém, apenas atravessar não é o suficiente, o necessário é criar espaços protagonizados pela negritude.

Nós convidamos e recebemos o trabalho de mulheres negras do subúrbio do Rio de Janeiro até as periferias em Teresina, mulheres que caminham com arte por anos e outras que estão apenas iniciando. Conectar essas diferentes particularidades e compartilhar essas experiências, tanto artísticas quanto pessoais, é também uma maneira de curar as feridas da colonização e celebrar corpos que precisam ser ouvidos.

Nosso trabalho é influenciado e inspirado por várias pensadoras e artistas negras que vieram antes de nós e abriram o caminho. Sem elas, não teríamos este projeto e, por isso, disponibilizamos alguns livros e textos que nos moveram, e você pode acessar aqui.

Somos muitas, somos plurais. Conheça nosso nomes, nossos trabalhos. Para além da margem é apenas um meio de facilitar esse caminho.

Concepção

Beatriz E Roza

Curadores

  • Beatriz E Roza. Graduando em História da Arte. Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Belas Artes.
  • Clarelis Rodrigues. Graduando em História da Arte. Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Belas Artes.

Identidade visual e design

  • Gabriel Santana
  • Lucas Lima

Edição e revisão de texto

  • Gustavo Magalhães. Graduando em Jonarlismo. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Bibliotecária

  • Jessica Albuquerque. Graduanda em Biblioteconomia. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Apoio

  • CaHarte - Confraria da História e Teoria da Arte